Vacina contra o vírus HPV segue até o final de Setembro em Ipira

A Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social de Ipira está disponibilizando somente na Unidade Básica de Saúde da Sede, a segunda dose da vacina contra o vírus HPV, para meninas de 11 a 14 anos incompletos e a primeira dose para aquelas que completaram 11 anos a partir do mês de março deste ano, protegendo contra os tipos de vírus, HPV 6,11,16 e 18.

No dia 13 de setembro foi o dia D da vacinação contra o HPV (o Human Papiloma viruas), é um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres Humanos e a transmissão acontece sexualmente ou de mãe para filho durante o parto normal. O HPV pode ser sintomático ou subclinico, o sintomático é o aparecimento das verrugas genitais na vagina, pênis e ânus, com prurido, queimação, dor e sangramento, já o subclinico (não é visível ao olho nu), mas podem aparecer as lesões no colo uterino, na região perianal, pubiana e anûs.

O HPV pode ser diagnosticado através do Exame ginecológico e de exames laboratoriais como: Papanicolau (preventivo, colcoscopia, peniscopia e anuscopia.

A campanha se estende até o final do mês de setembro e para realizar a vacinação é necessário procurar a Unidade de Saúde somente da Sede com a carteira de vacina, inclusive para receber a 2ª dose. 

A estimativa da Secretaria de Saúde é que até o final da campanha mais de 100 meninas sejam imunizadas.