Projeto “Amigos do Coração” é um grande sucesso em Ipira

Procurando oferecer programas diversificados, para que as pessoas ampliem o círculo de amizades, participem de grupos voluntários, programas culturais e sociais, melhorem a qualidade de vida, aumentando a auto-estima, a Secretaria de Saúde e Promoção Social já desenvolveu diversos projetos que tem dado resultados muito positivos. Procurando manter corpo e mente ativos e ocupados com atividades saudáveis, foi desenvolvido o Projeto “Amigos do Coração”, hoje com mais de 50 integrantes da 3ª Idade, que aceitaram o desafio e se dispuseram a mudar de vida, saindo do sedentarismo e levando uma vida mais saudável e feliz.

27 de Setembro é o Dia do Idoso e conforme a visão dos profissionais da Saúde, muitas pessoas que já se aposentaram, nem por isso devem passar grande parte do tempo em casa, vendo televisão. Não se pode descuidar da saúde, nunca, principalmente nessa faixa etária, quando se exigem ainda mais cuidados, tanto para o corpo quanto para a mente.

O projeto “Amigos do Coração” iniciou em setembro de 2010 com o objetivo de estimular a prática de atividade física, de lazer, modos de vida saudável, bem como verificar o perfil lipídico, glicêmico, antropométrico, risco de quedas e a flexibilidade, tudo voltado a 3ª idade.

Além do exercício físico, os encontros proporcionam momentos de alegria, lazer, distração, trabalhando não só o corpo, mas também a mente.

Os participantes são acompanhados e monitorados pelo educador físico, professor, Gilson Luiz da Silva, pela técnica de enfermagem Nadir e Agentes comunitários de Saúde.

Realizado todas as quintas – feiras no período da manhã, a partir das 08h no Campo Municipal, o Projeto é destinado a todos os moradores do Município, de todas as faixas etárias que tenham interesse em participar, dispostos a realizar uma atividade física e sair do sedentarismo, tendo uma vida mais saudável e feliz, principalmente a 3ª idade.