Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social de Ipira lança Campanha “Outubro Rosa”

A Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social de Ipira tem trabalhado incansavelmente na conscientização das pessoas com relação à importância da prevenção. Exames periódicos, visita aos profissionais da Saúde são alguns dos cuidados que se deve ter para levar uma vida saudável.

Primando neste momento pela saúde da Mulher Ipirense, a Secretaria estará iniciando a Campanha Municipal de prevenção e detecção do câncer de colo uterino e mamas, “Outubro Rosa”, que será realizado de 01 a 31 de Outubro e que tem como objetivo alertar todas as mulheres sobre a importância da realização do exame preventivo contra o câncer de colo do útero, o Papanicolau.

O dia “D” da campanha será realizado no dia 11de Outubro, nas Unidades de Saúde da Sede e Bairro dos Estudantes, das 08h às 17h, sem fechar ao meio dia e serão necessários, CPF, RG e o cartão do SUS, para realizar o exame. Na oportunidade, as odontólogas da Unidade também estarão trabalhando nesse dia, com a Campanha de Prevenção e Detecção do Câncer de Boca.

De acordo com a Secretária de Saúde, Isabel Cristina Koch, a realização do exame é de extrema importância e a Unidade de Saúde primando pelo bem estar de todas as mulheres Ipirenses estará atendendo com demanda livre, não sendo necessário o agendamento prévio.

De acordo com os Profissionais da Saúde, toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente.   Após o resultado, apresentando alterações é feito encaminhamento ao médico para exames especializados e acompanhamento com enfermeira e médico da Unidade.

A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é que até o final da Campanha aproximadamente 600 mulheres realizem este exame tão importante.