Coleta de preventivo nas Comunidades em Ipira

A Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social de Ipira, a convite dos Clubes de Mães de Linha dos Pintos e Putinga, realizaram práticas de prevenção do Câncer do Colo do Útero através da coleta do exame preventivo. A ação faz parte da Campanha “Outubro Rosa” e aconteceu nas respectivas comunidades nos dias 08 e 15 de outubro.

Conforme estudos, a evolução do Câncer do Colo do Útero, na maioria dos casos, se dão de forma lenta, passando por fases pré-clínicas detectáveis e curáveis. O diagnóstico precoce do câncer de colo de útero permite reduzir a mortalidade em até 70%. O exame preventivo consiste na coleta de material do colo uterino. Esse exame deve ser realizado periodicamente em todas as mulheres com vida sexual ativa e naquelas que apresentam alterações no ciclo menstrual. Vários fatores de risco já foram identificados para o desenvolvimento de câncer de colo uterino, entre eles o HPV (papilomavírus humano). Existem técnicas capazes de diagnosticar o HPV e distinguir seus diferentes subtipos, auxiliando na prevenção do câncer.

De acordo com a profissional da Estratégia Saúde da Família, enfermeira Diana Potrich, o objetivo da campanha é garantir às mulheres Ipirenses o acesso aos mecanismos que as auxiliem na prevenção da doença e a motivação necessária para o cuidado com a saúde.