14ª Mostra da Terneira é sucesso em Ipira

Ipira é um Município essencialmente agrícola e vêm trabalhando no incentivo constante do desenvolvimento da agricultura familiar conhecendo as necessidades dos produtores para que as mesmas sejam supridas.

Hoje, diversos programas são oferecidos aos agricultores, como o trabalho de melhoramento genético que há vários anos vem sendo desenvolvido e aprimorado no Município.

Exemplo disso, é a Mostra da Terneira que chega a sua 14ª Edição nesse ano. O evento realizado pela Administração Municipal de Ipira através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Epagri no dia 25 de Outubro, no Parque de Exposições “Caminhos da Integração” em Linha Capelinha, tem por objetivo melhorar ainda mais a qualidade dos animais e da atividade leiteira.

Na parte da manhã os agricultores participaram de oficinas técnicas, abordando assuntos relativos à atividade leiteira e melhoramento da produção animal, com os seguintes temas: Implantação e manutenção de pastagens perenes; Vantagens da inseminação; Nutrição animal e Esclarecimentos sobre brucelose e tuberculose.

Logo após o almoço aconteceu o início do julgamento das terneiras e novilhas, com a participação de 43 animais de 19 produtores locais. Divididas em terneiras e novilhas das raças Jersey e Holandesa, o julgamento ficou a cargo do Médico Veterinário Ildemar Brayer Pereira do município de Concórdia.

Os participantes receberam da Administração Municipal como forma de incentivo de premiação e participação o valor total de R$ 3.350,00.

Paralelo ao evento aconteceu na parte da tarde, com muita lama e grande diversão de todos, o 8º Encontro de Jeriqueiros, reunindo simpatizantes dos Municípios de Ipira, Alto Bela Vista, Peritiba, Concórdia, que também receberam uma premiação no valor total de R$ 2.500,00.

De acordo com a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Schmidt, o evento teve saldo positivo, pois conseguimos representar mais uma vez através dos produtores a qualidade dos animais que temos em nosso Município. “Agradeço em especial aos participantes do evento, pela parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipira, bem como todas as Secretarias da Administração, Epagri e a todos os patrocinadores que não mediram esforços para que o evento fosse um sucesso”, ressaltou a Secretária Sandra.