Vacinações contra poliomielite e sarampo iniciam no dia 08 em Ipira

Buscando a erradicação de doenças que afetam principalmente as crianças, a Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social lança a Campanha de Vacinação contra a poliomielite e sarampo, que inicia no dia 08 e se estende até o dia 28 de Novembro em Ipira.  

A poliomielite é uma doença contagiosa causada pelo póliovírus que causa infecção principalmente por via oral, além disso, afeta o sistema nervoso central levando a paralisia dos membros inferiores, já o sarampo também doença contagiosa, transmitida através por contato de secreção expelido pelo doente, os principais sinais e sintomas da doença são: febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite.

A vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil é destinada a crianças de 6 meses á menores de 5 anos entretanto a vacina da tríplice viral, destinada contra o sarampo/caxumba/rubéola, será aplicada a crianças de 1 ano a menores de 5 anos.

 Neste ano, o dia D da campanha será realizado em dois momentos: no primeiro dia da campanha, que será no dia 08 e no dia 22 de novembro, sendo que durante os dias D, a Unidade Básica de Saúde da Sede e também a Unidade do Bairro dos Estudantes atenderão a partir das 8h até as 17h sem fechar ao meio-dia.

 De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta é atingir a cobertura de 95% do público alvo. “Você que é mãe e ama seu filho proteja-o”.