Secretaria de Saúde e Promoção Social de Ipira realiza importante palestra sobre “Saúde do Homem”

A Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social de Ipira realizou na tarde do dia 05.11, uma importante palestra sobre a melhoria da qualidade da Saúde do Homem. O evento que aconteceu no Espaço Cultural do Município contou com a presença de mais de 80 pessoas.

A palestra foi ministrada pelas Enfermeiras da Unidade Básica de Saúde, Cris Débora e Diana que ressaltaram sobre a importância de cuidados diários com a saúde, alimentação saudável, sedentarismo, modos de vida saudável e principalmente a prevenção.  

Este evento faz parte da 1ª Campanha “Novembro Azul” lançada pela Secretaria de Saúde e que tem por objetivo alertar e cuidar da Saúde do Homem, conscientizando a população masculina da importância da prevenção contra várias doenças, principalmente o câncer de próstata e o diabetes que são os grandes vilões da atualidade.

A Campanha iniciou no dia 03 de Novembro e se estende até o final do mês, junto a Unidade Básica de Saúde da Sede, não sendo necessário agendamento. Fazendo parte também das atividades, no dia 14 de Novembro, durante o dia todo, acontece uma grande mobilização com diversos  profissionais da Saúde, junto a Praça Geraldo Clemente Dieckmann, com orientações, testes de glicemia, aferição da pressão arterial e solicitação de vários exames que são de extrema importância para diagnosticar precocemente doenças, pois o diagnóstico precoce evita complicações e aumenta chances de cura, inclusive do câncer de próstata.

A Campanha é destinada a faixa etária de 40 anos ou mais, pois as moléstias mais comuns nos homens, depois dessa idade, são a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, tabagismo, consumo exagerado de álcool e o câncer de próstata.