Secretaria de Saúde de Ipira na luta contra AIDS

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.

Sabendo da importância que uma campanha como essa têm, a Secretaria de Saúde e Promoção Social de Ipira, também abraça essa causa.

Os profissionais da Saúde, durante todo o dia 1º de Dezembro estiveram mobilizados para levar informações importantes com entrega de panfletos ao maior numero de pessoas possíveis. Visitaram o comércio, as escolas, paradas nas ruas para que as pessoas tomem consciência da importância do combate ao vírus da AIDS.

O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/AIDS são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da AIDS e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Conforme estudos, Santa Catarina é o segundo estado do país com o maior número de portadores do vírus, abrangendo jovens de 16 a 24 anos.