TPE comprova que Ipira está entre os melhores índices da Educação de Santa Catarina

Com um princípio pedagógico diferenciado, Ipira aposta numa educação inovadora na rede municipal de ensino, visando à promoção de quatro princípios que considera ser essencial, aprender a conhecer, conviver, fazer e ser, com o objetivo de proporcionar aos alunos um trabalho planejado, para que todos adquiram novos conhecimentos.

Destaque no setor pedagógico com a adoção do Aprende Brasil, Sistema SABE/Positivo, o que vem contribuindo constantemente para que muitos índices sejam alcançados e até mesmo superados dentro dos patamares de uma educação de qualidade e diferenciada.

 Prova disso, são os dados recentemente divulgados pelo TPE, (Todos Pela Educação), que é um Movimento da Sociedade Brasileira fundado em 2006 com a missão de até 2022, no ano do Bicentenário da Independência do Brasil, que o País assegure a todas as crianças e jovens o direito a Educação Básica de qualidade e que avalia a competência dos alunos na Prova Brasil, mostrando que apenas 10,8% dos municípios brasileiros atingiram as metas estabelecidas pelo movimento para o ensino de Matemática e 29,6% no de Língua Portuguesa no 9º ano do ensino fundamental.

  O TPE considera como aprendizado adequado o aluno do 5º ano que atingiu 200 pontos em Língua Portuguesa e 225 em Matemática na Prova Brasil e do 9º ano que atingiu 275 em Português e 300 em Matemática.

Segundo o TPE, as cidades catarinenses que mais se destacaram com bons índices e por superarem as metas estabelecidas pelo movimento ficam no Oeste do Estado, com destaque para o Município de Ipira e São João do Oeste, duas cidades consideradas pequenas, conforme dados do IBGE.

O Município de Ipira continua fazendo investimentos também na infraestrutura física, com a contratação através de Processo Licitatório da empresa que executará a obra de construção de mais uma escola, projeto padrão FNDE- Seis Salas de Aula que deverá iniciar os trabalhos nos próximos dias.

Confira os índices

MATEMÁTICA

9º ANO

Média SC: 3,8% municípios atingiram

Melhor índice: Ipira (43% dos estudantes avaliados superaram as notas)

PORTUGUÊS

9º ANO

Média SC: 19,2% atingiram (a mais baixa entre os Estados)

Melhor índice: Ipira (54,4% dos estudantes avaliados superaram as notas)

 

9º Ensino Fundamental- Matemática

Maiores índices

Atingido

  Meta

Ipira

43,50%

13,30%

Salto Veloso

40,10%

43,20%

Lacerdópolis

36,10%

64,60%

     
     
     
     
     
     
     
     

9º Ensino Fundamental – Português

Maiores índices

Atingido

Meta

Ipira

54,40%

26,5%

Iomerê

52,10%

35,5%

Salto Veloso

50,93%

31,3%