Secretaria de Saúde e Promoção Social de Ipira trabalha na prevenção do Diabete Mellitus

Os níveis de glicemia elevados são responsáveis pelas complicações do diabetes. Portanto, o acompanhamento da glicemia, ou automonitorização, é recomendado a todas as pessoas com diabetes, seja do tipo1 ou do tipo2. O teste de glicemia capilar possibilita conhecer os níveis de glicemia durante o dia, em momentos que interessam para acompanhar e avaliar a eficiência do plano alimentar, da medicação oral e principalmente da administração de insulina, assim como orientar as mudanças no tratamento.

Procurando conscientizar a população Ipirense da importância de controlar e prevenir essa doença crônica, a Secretaria de Saúde e Promoção Social realizou no dia 25 de Março, uma palestra de prevenção ao Diabete Mellitus. A ação aconteceu junto ao Espaço Cultural do Município com profissionais da Saúde, Estratégia Saúde da Família Interior e Cidade, compreendendo Médica, Enfermeira, Farmacêutico, Agentes Comunitários de Saúde e Nutricionista.

Na oportunidade, a Nutricionista Rosana Batisteli abordou assuntos relacionados à alimentação saudável e logo após os participantes puderam sanar dúvidas com a Doutora Karen Pivetta e com o Farmacêutico Marcelo Minks sobre quais os cuidados devem ser tomados para prevenir a doença.

Conforme enfatiza a Enfermeira Diana Potrich, a Diabete é uma das doenças crônicas que mais afeta a população por ser silenciosa compromete os principais órgãos do nosso organismo, causando sérios problemas a longo prazo.

“São através dessas ações que a Secretaria de Saúde de Ipira procura atender pacientes portadores de diabetes de uma forma diferenciada, prevenindo-os, dando assistência qualificada e humanizada e apoio com os profissionais da equipe de Saúde”, ressaltou a Enfermeira.

Além dessas palestras, a pessoa portadora de diabetes terá um acompanhamento mensal, com  direito a três consultas, sendo que duas serão com a enfermeira e a terceira com o médico para avaliação de exames e controle da patologia.