Ações de prevenção são realizadas nas Escolas de Ipira

A Administração de Ipira através das Secretarias Municipais de Saúde e Promoção Social em parceria com a Secretaria de Educação estão desenvolvendo ações de promoção e atenção à saúde, prevenindo doenças e agravos relacionados à saúde dos estudantes do município. As atividades fazem parte do Programa Saúde na Escola – (PSE), uma política intersetorial do Ministério da Saúde e da Educação e serão desenvolvidas ao longo do ano letivo.

Dentre as ações que estão sendo desenvolvidas destacam-se as de Saúde Ocular(Acuidade Visual). O Programa propõe que as ações de promoção e prevenção de agravos à saúde ocular realizadas no espaço escolar sejam parte integrante da rotina das equipes de saúde e educação. Estas ações têm como foco a identificação, o mais precoce possível, de agravos à saúde por meio de um olhar cuidadoso e singular.

Simultaneamente a esta atividade, vale ressaltar que a equipe do setor de odontologia também esta realizando avaliação das condições de saúde bucal dos escolares, com a finalidade de identificar sinais e sintomas relacionados a alterações em educandos matriculados nas escolas participantes do Programa. As escolas contempladas para participarem do Programa são a Escola Básica Hedi Klein Matzenbacher, Centro de Educação Infantil, “Chapeuzinho Vermelho, Escola Básica Waldomiro Liessen, Escola Infantil Risco e Rabisco e Bem me Quer, de Linha Filadélfia, além da Escola Estadual Carlos Fries.

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.