Secretaria de Saúde de Ipira oferece Programas voltados à melhoria da qualidade de vida

A Administração de Ipira através da Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social trabalha para oferecer uma saúde de qualidade a toda população Ipirense. Hoje, diversos programas são oferecidos. Dentre eles, destacam-se três que são considerados de fundamental importância até mesmo para a diminuição da ingestão de remédios.

São programas trabalhados com a melhor idade que instigam o corpo e a mente das pessoas, com o objetivo de estimular a prática de atividade física, de lazer, modos de vida saudável, bem como verificar o perfil lipídico, glicêmico, antropométrico, risco de quedas e a flexibilidade.

O Programa Caminhada Orientada compreende “Amigos do Coração” realizado na Sede, todas as quintas-feira junto a Academia de Saúde, “Alegria e Movimento”, de Linha Filadélfia é realizado nas quartas feiras de manhã, intercalado com o projeto “Vida e Saúde” de Linha Putinga também nas quartas feiras de manhãs com acompanhamento dos profissionais da Saúde. Os três contam hoje com mais de cem participantes da melhor idade, que aceitaram o desafio e se dispuseram a mudar de vida, saindo do sedentarismo, levando uma vida mais saudável e feliz. Além disso, medicamentos também devem ser reavaliados e mais do que nunca, a visita periódica ao médico é fundamental.

Além do exercício físico, os encontros proporcionam momentos de alegria, lazer, distração, trabalhando não só o corpo, mas também a mente dos participantes, que são acompanhados e monitorados por Educador Físico, Fisioterapeuta, Técnica de Enfermagem e Agentes Comunitárias de Saúde.

Os Programas são destinados á todos os moradores do Município, de todas as faixas etárias que tenham interesse em participar, dispostos a realizar uma atividade física, conquistando uma vida mais saudável e feliz.

Além do Programa Caminhada Orientada, a Secretaria oferece também Hidroginástica na Melhor Idade “Viva Vida”, realizado uma vez por semana com a prática de hidroginástica na estância hidromineral de Piratuba.