Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é apresentado em Ipira

A Administração de Ipira, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu na última semana, Audiência Pública para apresentação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, desenvolvido com base nos dados levantados através de oficinas e visitas in loco, dos municípios que compõe a região da AMAUC, através do Consórcio Lambari, tendo como objetivo orientar as ações da Gestão dos Resíduos Sólidos para os próximos 20 anos de forma a reduzir os impactos ambientais e melhorar a qualidade ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Durante o evento foram definidas ações de curto a longo prazo de gestão de resíduos sólidos, que compreendem desde a criação de campanhas de conscientização da população até aquisições de tecnologias avançadas que serão ferramentas utilizadas na gestão. O encontro que aconteceu no Auditório do Espaço Cultural contou com a participação de 52 pessoas.

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos terá no total cinco metas, três já foram concluídas. A quarta encontra-se em fase de elaboração. A Meta I trata sobre a divulgação e criação de um portal na Internet; a Meta II discorreu sobre o diagnóstico; a Meta III sobre os arranjos regionais; A Meta IV está trabalhando o planejamento das ações e, por fim, a Meta V contempla a divulgação do Plano.

O Plano é de extrema importância para atender a cada tipo de resíduos (urbano, hospitalar, industrial, de construção), onde é necessário um planejamento e é para isso que a AMAUC e o Consórcio Lambari estão trabalhando, para que seu Município tenha um Plano de Resíduos, onde vai ser possível indicar procedimentos como reutilização, reciclagem ou tratamento e a destinação final adequada.