Secretaria de Saúde de Ipira desenvolve ações para uso racional de medicamentos

A Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social, preocupada com a prevenção, desenvolve uma nova etapa para o uso racional e correto de medicamentos controlados: os Psicotrópicos.

Conforme estudos, o uso indiscriminado e obsessivo de tais medicamentos pode ocasionar graves complicações para seus usuários, criando dependência química e psíquica e às vezes ate mesmo a morte, nos casos de overdose medicamentosa. Ainda, de acordo com relatos, alguns pacientes têm maior tendência a abusarem do uso de calmantes e normalmente são pessoas com auto-estima baixa, deprimidas, mais comumente no sexo feminino, que sofrem de insônia ou que tenham sofrido trauma psicológico recente.

Através de pesquisas realizadas pela Equipe de Saúde de Ipira, traçou-se uma estratégia para ajudar e melhorar o atendimento a essas pessoas. A comunidade de Linha Filadélfia, recebeu no dia 12 de Maio, a Equipe de Saúde, composta por Enfermeira, Médica, Técnica de Enfermagem e Farmacêutico, onde foi feito anamnese, verificação de sinais vitais, avaliação final e entrega de receita. Neste dia foram atendidos mais de 47 usuários de todas as faixas etárias.

Agora para atender a demanda, a Secretaria de Saúde e Promoção Social estará implantando também na Unidade Básica de Saúde, para que toda a população Ipirense seja atendida.           “Nosso objetivo é avaliar o uso irracional e incorreto desses medicamentos controlados, estabelecendo em primeiro lugar a prevenção, pois esses medicamentos não deixam de ser uma droga, que quando não usado corretamente tornam-se abusivo ao paciente”, destacou a Enfermeira da ESF2, Diana Potrich.