Ipira aprova Plano Municipal de Educação

Em sessão realizada na última terça-feira (26), os vereadores aprovaram por unanimidade a Lei que institui o Plano Municipal de Educação (PME) de Ipira-SC, documento que norteará as ações nos próximos 10 anos no setor educacional.

O Plano Municipal de Educação visa à articulação das ações do Plano Nacional e do Plano Estadual, preservando a flexibilidade necessária para concretizar as metas e estratégia, estabelecendo prioridades que considerem as desigualdades sociais, garantindo a universalização da formação escolar mínima, a elevação do nível de escolaridade da população, a melhoria geral da qualidade de ensino, a formação continuada dos professores e, ainda, propondo metas em torno das quais possa haver um efetivo compromisso da rede municipal e estadual de ensino do município de Ipira com a educação da população.

Para o Secretário Municipal de Educação e Desporto, Ivan Köhler Schulte, o plano, agora transformado em lei, prevê o alinhamento com as políticas do governo federal através do MEC, visando implementar mudanças e melhorias necessárias à qualificação dos diferentes níveis e modalidades de ensino no município. “Este plano não é só de responsabilidade do poder público, mas também de todos os profissionais da educação, dos alunos, dos pais e de todas as instituições sociais, políticas e econômicas”, ressaltou o Secretário.

De acordo com o Prefeito, Emerson Ari Reichert, o PME foi elaborado com a participação democrática dos segmentos representativos da sociedade e através dele, a próxima década, será a concretização do sucesso da educação Ipirense.