Secretaria de Saúde de Ipira trabalha na prevenção da Hepatite

A Secretaria de Saúde e Promoção Social de Ipira vem constantemente capacitando os profissionais de saúde, para que possam oferecer um atendimento ainda melhor a população Ipirense.

Sabendo que a Hepatite hoje infelizmente é uma grave doença que afeta o Brasil e o mundo, na última semana, as enfermeiras da unidade, Rosane Koch e Diana Potrich participaram do SEMINÁRIO MACRROREGIONAL DE DST/ AIDS E HEPATITES VIRAIS, custeado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica,

 A Hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem causar cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.                          

Para prevenir essa terrível doença no Município, as enfermeiras farão durante este mês uma visita com orientações aos salões de beleza da cidade, nas escolas estarão levando conhecimento sobre as hepatites (SAÚDE NAS ESCOLAS) e também realizarão uma capacitação para as Agentes Comunitárias de Saúde.

Conforme as profissionais da saúde, os dados são preocupantes e há um aumento significativo de casos confirmados de hepatites no Estado, inclusive na cidade de Ipira existem notificações de 34 casos de hepatite B e um de hepatite C.