Artesanato, Turismo e Empreendedorismo são os temas em destaque na comunidade de Filadélfia em Ipira

A Secretaria de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio de Ipira em continuidade aos trabalhos em parceria com o SEBRAE, buscando atender o tema proposto IPIRA, RUMO AO FUTURO, vem desenvolvendo diversas ações de apoio aos negócios no município. Ainda em 2015 estão programadas consultorias, capacitações, palestras, seminários, missão técnica, entre outras atividades. Mas o foco é o fortalecimento da Rota Turística Caminho das Lanternas. Devido a essa Rota Turística Ipira está tendo a oportunidade de estar no Programa SC Rural o qual contará com vários benefícios, portanto o objetivo maior é fortalecer esse caminho com circuitos que sejam atrativos ao visitante. Segundo Oladimir Odi Rese “Estamos preparando novidades nesses circuitos, para tornar nosso município conhecido e atrativo para os visitantes, fomentando a economia local e trazendo novas oportunidades para o homem no campo”.

Uma das propostas que estão em andamento é a realização de ações na comunidade de Filadélfia, onde os Jovens receberão capacitação do Programa Crescendo e Empreendendo, também estamos trabalhando com as potencialidades para o Turismo e com bons resultados estamos com o Artesanato Empreendedor em andamento.

Participam do grupo de Artesanato, mulheres da comunidade que buscam uma alternativa de incrementar sua renda, ocupação de tempo e bem estar com a integração com as demais artesãs.

O projeto de Artesanato tem o objetivo de estimular o empreendedorismo através da produção de peças artesanais com características locais. Para isso os encontros acontecem duas vezes por mês com oficinas, workshops de integração, criatividade e inovação. Tudo está sendo conduzido para que em Dezembro seja apresentado ao público valorizaçãoa cultura da comunidade de Filadélfia através da arte…o que era um “passa tempo” agora está sendo tratado como um negócio, diz a consultora do SEBRAE, Neusa Oliveira.