Secretaria de Saúde realiza ações de prevenção a Hepatites

Com o objetivo de prevenir doenças e promover a saúde da população Ipirense, a Secretaria de Saúde e Promoção Social de Ipira realizou na última semana, através da equipe composta por Enfermeiros e Agentes de Saúde uma ação de prevenção.

Os profissionais percorreram todos os salões de beleza e comércio da cidade de Ipira, entregando panfletos e orientando sobre os cuidados com a esterilização de materiais que podem ser transmissores de Hepatite B e C. Todos os procedimentos de higiene em salões de beleza devem seguir normas técnicas que evitam desde a transmissão de uma simples micose até doenças virais como o HIV e hepatites B e C.

A recomendação da Vigilância em Saúde é de que cada pessoa tenha seu próprio kit de manicure, evitando o compartilhamento dos objetos. “O instrumento que contenha resquício de sangue contaminado, mesmo que imperceptível, pode armazenar o vírus por até uma semana em sua superfície, podendo ser um veículo transmissor da doença caso não seja devidamente esterilizado”.

Através dessas ações que a equipe de saúde vem conscientizando a população Ipirense e também proporcionando aos Munícipes, testes rápidos contra a hepatite C, que é a forma mais grave da doença e ao contrário do tipo B, não têm vacina. A melhor maneira de se prevenir é se informar e pedir ao médico o teste de sangue, Anti-HCV, que é feito também pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.

Ainda durante a campanha da Hepatite B, também foram feitos mais de 110 testes da Hepatite C, onde os resultados são obtidos de 10 a 15 minutos.

“Nosso objetivo é prevenir ao máximo a população Ipirense, dando sempre o melhor de cada profissional, pois sabemos que tanto a hepatite B como a C são doenças silenciosas, elas não se exteriorizam durante longos anos. Elas vêm se exteriorizar quando já têm complicações, o indivíduo já está com cirrose, um câncer de fígado, uma insuficiência hepática”, relatou a Enfermeira Diana.