Microempresários Individuais recebem capacitação em Ipira

Com o objetivo de capacitar e oferecer apoio ao maior número de pessoas possível, a Administração Municipal de Ipira em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE realizou no dia 06 de Agosto o Curso intitulado, “SEI PLANEJAR”, destinado aos Micro Empreendedores Individuais e as Microempresas Individuais do Município.

A capacitação que aconteceu junto ao Espaço Cultural do Município contou com a presença de 40 pessoas, interessadas em conhecer os procedimentos de planejamento e assim inserir sua empresa nas próximas negociações.

O evento foi organizado pelos Agentes de Desenvolvimento Local Oladimir Odi Rese e Marilene Borges, com apoio da Secretaria de Cultura, Turismo Indústria e Comercio.

A oficina foi ministrada pela Palestrante contratada pelo SEBRAE, Márcia Vargas, com o objetivo de qualificar os micro empreendedores (as), para organizar seu negócio, se adaptar às demandas do mercado e fornecer orientações para criação e oferta de produtos e serviços de qualidade.

O “SEI PLANEJAR” é um programa de soluções que trata de temas básicos para a gestão e o fortalecimento dos negócios dos Micro e Pequenos Empreendedores.

Na oportunidade a palestrante exemplificou que Planejar um empreendimento é como planejar uma viagem. Primeiro você decide para onde vai, depois escolhe como chegar lá, quanto tempo vai ficar viajando e quanto pode gastar. Com seu negócio é a mesma coisa. Primeiro você precisa saber aonde pretende chegar. Depois como vai alcançar seu objetivo, porque você empreendedor deve ter Visão de Conjunto (sistêmica) do Todo, com um olho nos gastos e outro no retorno.

Oladimir Odi Rese comenta que quem planeja, sabe aonde quer chegar escolhendo os melhores caminhos. “O caminho para o empresário deve ser o mais detalhado possível para garantir os melhores resultados. Planejar quer dizer também estudar, pesquisar e tomar decisões para se antecipar aos acontecimentos e não ser surpreendido” ressaltou Oladimir.

O Município compreende a importância do planejamento para que a atividade empreendedora gere resultados satisfatórios quanto às expectativas e metas dos Empreendedores.

Desta forma, conscientizando-os de que o planejamento de ações de forma ordenada e articulada contribui para o aumento das vendas de seus produtos e serviços, pois entende que o comerciante tendo o domínio do processo de organização do seu negócio, melhora o desempenho do empreendimento e aumento de competitividade, de modo sustentável.