Jovens do Programa SC Rural visitam o roteiro turístico “Caminho das Lanternas” no município de Ipira

O Município de Ipira recebeu no dia 09.09 uma missão técnica de jovens que participam da Capacitação de Jovens Rurais em Turismo Rural na Agricultura Familiar – Programa SC Rural, que escolheram Ipira para conhecer as experiências dos empreendedores que estão investindo no Turismo Rural e em seu entorno.

O grupo foi recepcionado na Casa Colonial pelo Secretário de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Oladimir Odi Rese, a Extensionista da Epagri, Mari Lucia Dal Prá e a atendente Helmi.

Logo após, iniciando a rota do “Caminho das Lanternas” a parada foi no Moinho Werno Gerhart em Linha Capelinha, onde o proprietário Werno com seu jeito simples, simpático e atencioso recebeu e conduziu a visita, encantando o grupo com sua história e sabedoria.

Em Linha Putinga, o grupo visitou o Museu de Ênio Wolf onde se encontram relíquias da história familiar e antepassada. Em Alto São Pedro foi visitado um Museu de uma antiga casa comercial, que ainda está sendo preparado para visitação. Foi também visitada a comunidade de Linha Filadélfia comunidade com arquitetura de casas antigas.

O almoço foi realizado no Pesque Pague das Lanternas e o grupo teve a oportunidade de conhecer o projeto do bosque, realizado pelos alunos da escola de Filadélfia. O proprietário, Lari Schmidt repassou experiências e orientou os jovens turistas sobre as dificuldades, persistência e empreendedorismo necessário na hora de investir em um negócio.

Os visitantes também conheceram a Casa das Bolachas onde puderam degustar as deliciosas bolachas e conhecer a história de Nelsi Pottratz, uma produtora rural, guerreira, dedicada e dócil, que está fazendo sucesso devido ao seu empreendedorismo.

O passeio encerrou com a visita na Cascata da Usina, localizada no centro da cidade, local que mantém características naturais como a queda d’água, paredões rochosos, vegetação nativa, trilhas, passarelas, grutas e caverna, ideal para passar momentos de lazer, através de passeios ecológicos e de conhecimento, junto à natureza.

Segundo a instrutora Neusa Oliveira, numa avaliação geral realizada com o grupo, todos ficaram encantados com tudo que conheceram no roteiro turístico “Caminho das Lanternas”, pois foi um dia inteiro de atividades que proporcionaram uma visão ampla do Turismo Rural que é uma boa alternativa para complementar a renda familiar. Destacaram ainda que cada local tem uma característica diferente e todas valorizam a história e a cultura. “Considero o objetivo alcançado nessa missão técnica”, diz a instrutora.

Os visitantes eram das cidades de Brunópolis, Celso Ramos, Herval d’Oeste, Ibiam, Jaborá, Ouro, Treze Tílias e Zortéa, acompanhados pelas profissionais, Mari Lúcia Dal Prá, Extensionista da Epagri, Neusa Oliveira, instrutora do Programa SC Turismo Rural e Ilda Trevisan, coordenadora do Programa SC Rural que acontece na unidade do Centro de Treinamento da Epagri de Campos Novos.