Projeto INTEGRAR é lançado oficialmente

Em 2013, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico através de ações integradas nas diversas áreas de atuação da administração pública e sentindo a necessidade de oferecer apresentações artístico-culturais para os turistas, visitantes e munícipes nos eventos natalinos dos Municípios de Alto Bela Vista, Ipira e Peritiba, integrantes da Rota Natalina, iniciou-se o Projeto INTEGRAR.

No último dia 21, no Auditório do Espaço Cultural do Município de Ipira, foi realizado o Lançamento oficial do projeto, com a apresentação da Marca, desenvolvida pela Agência Nativa de Herval D’Oeste e da página nas redes sociais, Facebook, criada pelas Assessorias de Comunicação dos três Municípios.

Na oportunidade, a idealizadora do projeto, Irmgard Maristela Strauss explicou as autoridades presentes, como estão sendo desenvolvidos os trabalhos e a importância que o mesmo tem para os três Municípios.

O Prefeito, Emerson Ari Reichert, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Oladimir Odi Rese e a Coordenadora do Projeto INTEGRAR nos Municípios, Irmgard Maristela Strauss. “A idealização do Projeto INTEGRAR somente foi possível em virtude da grande dedicação do Secretário Oladimir e da Assessora Maristela juntamente com os demais municípios e parceiros que não mediram esforços para que o Projeto realmente tivesse essa projeção e a certeza de que os municípios terão destaque no cenário regional,” finalizou o Prefeito.

Saiba como surgiu o Projeto

No dia 13 de agosto de 2013, na residência da Srª Marlene Klein, houve a primeira reunião. Um grupo de pessoas, entre eles os gestores de cultura e turismo dos municípios de Alto Bela Vista, Ipira e Peritiba juntamente com maestros, regentes de banda municipais e assessoria de projetos resolveram reunir os corais e bandas dos três municípios para realizar uma apresentação com todos os integrantes, um grande espetáculo.

Em dezembro de 2013, houve a primeira apresentação. A junção de todos dos corais e banda municipal deu certo, o público adorou as apresentações realizadas. Nos anos seguintes as apresentações continuaram.

Em 2014 o grupo de corais e banda realizaram sua apresentação também na Noite das Lanternas, realizada no município de Ipira. Ainda, em 2014 o grupo realizou sua primeira apresentação fora do território dos municípios integrantes do Projeto Integrar, apresentando-se no Município de Herval do Oeste/SC. O convite foi renovado ao grupo para que em dezembro de 2015 façam a apresentação novamente.

Neste ano além das bandas municipais e corais, o grupo de flautas e danças típicas também farão parte do grande grupo, passando assim o Projeto Integrar a compor-se de:

Com sucesso da parceria na área cultural a comissão do Projeto Integrar, formada pelos gestores de cultura, turismo e desenvolvimento econômico dos municípios de Alto Bela Vista, Ipira e Peritiba juntamente com assessoria de projeto destes e apoio dos respectivos prefeitos municipais, resolveram ampliar o projeto integrar passando a ter por objetivo a realização de ações para o desenvolvimento econômico e social dos parceiros através do turismo e da cultura.

No final de 2013 começaram a negociações com o SEBRAE/SC, agência de Joaçaba/SC, para o desenvolvimento de forma integrada do Projeto Fomento aos Micro e Pequenos Negócios. No decorrer de 2014 os municípios firmaram com SEBRAE a parceria e o projeto foi executado.