Campanha de prevenção ao Câncer de Colo de útero acontece até o final do mês de Outubro em Ipira

Primando pela saúde da Mulher Ipirense, a Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social de Ipira, iniciou a Campanha Municipal de prevenção e detecção do câncer de colo uterino e mamas, “Outubro Rosa”, que será realizado de 01 a 29 de Outubro e que tem como objetivo alertar todas as mulheres sobre a importância da realização do exame preventivo contra o câncer de colo do útero, o Papanicolau.

O dia “D” da campanha será realizado no dia 24 de Outubro, na Unidade de Saúde da Sede e no Bairro dos Estudantes, das 08h às 16h, sem fechar ao meio dia e serão necessários, CPF, RG e o cartão do SUS, para realizar o exame.

Nos demais dias, a Campanha será realizada da seguinte forma: na Unidade Básica da sede de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 11h e das 13h às 16h30min, no Bairro dos Estudantes na segunda, quarta e sexta-feira no período da manhã e na quinta-feira o dia todo e na Unidade de Linha Filadélfia na terça-feira o dia todo.

De acordo com os Profissionais da Saúde, toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente.   Após o resultado, apresentando alterações é feito encaminhamento ao médico para exames especializados e acompanhamento com enfermeira e médico da Unidade.

“Em 2014 conseguimos atingir 535 exames do preventivo, esse ano nossa expectativa é ainda melhor, pois além de fazer o exame às mulheres receberão um brinde e nossa estimativa até o final da Campanha é de que aproximadamente 600 mulheres realizem este exame tão importante”, pontuou a Enfermeira Diana.