Ipira trabalha Saúde Bucal com escolares

Sabendo que a higiene bucal é fruto de hábitos que devem ser introduzidos e estimulados o mais precocemente possível, no dia 05.11, foi realizado na Escola Municipal Hedi Klein Matzenbacher nos primeiros anos matutino e vespertino uma palestra educativa sobre a importância aos cuidados da saúde Bucal com escovação supervisionada e aplicação de flúor com a Dentista Jaqueline e auxiliar Karine. A escovação supervisionada já vem sendo realizadas há algum tempo na rede de ensino.

 A cárie dentária e particularmente a cárie precoce da infância, a dor de dente e doenças gengivais podem ser erradicadas ou terem sua evolução controlada, ao se adotarem medidas educativas mais precocemente, através de um trabalho multidisciplinar e multiprofissional. Sabe-se que a orientação de hábitos de higiene, a dieta ideal e o uso racional do flúor podem melhorar a situação da saúde bucal das crianças. Contribuindo para isso a escola é uma das maiores aliadas, já que a mesma é um local de multiplicar informações, contribuindo assim para introduzir a importância de cuidar dos dentes e da saúde em geral.

O envolvimento dos escolares, pais e responsáveis, bem como de profissionais de educação nas atividades, é indicado como importante estratégia que pode oportunizar o reconhecimento de problemas, seus determinantes e fatores de risco associados, favorecendo o empoderamento individual e coletivo.

O programa Saúde na Escola é uma parceria das Secretarias de Educação e a Saúde e desta forma as cirurgiões-dentistas e a equipe de saúde bucal identificaram sinais e sintomas relacionados a alterações em educandos, através de avaliações, onde foi planejar ações para a promoção da saúde bucal.

Dentre as ações de promoção e prevenção constam atividades educativas, realização de escovação supervisionada e atendimentos clínicos. Nesse contexto, a escovação dental supervisionada tem o objetivo de orientar e estimular os educandos a incorporar hábitos de higiene bucal, além de disponibilizar o flúor na cavidade bucal.

Ensinar, incentivar e reforçar sobre a técnica de escovação é necessária para que os alunos mantenham em dia seu sorriso!