Atenção Especial aos portadores de Diabetes Melitus

Promovendo e protegendo a saúde da população Ipirense, a Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social realizou na última semana mais um encontro com os portadores de Diabetes Melitus, orientando e repassando informações importantes para prevenir complicações futuras.

O número de indivíduos diabéticos está aumentando devido ao crescimento e ao envelhecimento populacional, a maior urbanização, a crescente prevalência de obesidade e sedentarismo, bem como a maior sobrevida do paciente com DM.

A Secretaria de Saúde de Ipira tem dispensado atenção especial a esses usuários, além é claro do tratamento farmacológico. Não se trata apenas de recomendações e receitas, mas de um trabalho contínuo de acompanhamento, educação em saúde e avaliação das respostas dos usuários ao tratamento.

Para isso, diversos profissionais da Saúde têm auxiliado nesse programa tão importante. Na última semana, Médico e Nutricionista estiveram na Academia de Saúde palestrando sobre cuidados, deveres e a importância de mudar e adquirir hábitos saudáveis para se ter uma vida mais saudável e de qualidade.

  Diabéticos usuários de insulina

 Além de toda a atenção necessária por parte da Secretaria através de diversos profissionais, é disponibilizado ao usuário de insulina um aparelho (glicosímetro) e fitas para controle da glicemia capilar.

Os diabéticos usuários de insulina recebem a cada 60 dias a visita domiciliar da enfermeira da Estratégia Saúde da Família, na qual faz a entrega da insulina, avaliação da ficha de controle diário da glicemia capilar e recolhimento do material utilizado durante o mês (agulhas, seringas). Na oportunidade ainda é realizada a consulta de enfermagem e todas as informações coletadas são anotadas no prontuário de cada paciente.