Poeta Ramiro Vieira Neto é homenageado pelo Poder Legislativo de Ipira

O Poder Legislativo de Ipira realizou na segunda-feira, 14 de dezembro, a solenidade de entrega de diploma de Honra ao Mérito, conferido pela Câmara Municipal de Vereadores de Ipira pelos serviços prestados à comunidade, ao Poeta Catarinense Ramiro Vieira Neto.

A honraria foi proposta pelo Vereador Presidente, Joacir José Toledo e votado por unanimidade pela Casa do Legislativo.

O Prefeito Emerson Ari Reichert juntamente com o Vice Prefeito, Adilson Alfredo Schwingel também se fizeram presentes na solenidade.

Ramiro Vieira Neto nasceu no dia 04 de Novembro de 1978, na comunidade de Linha Esteves Junior, interior do Município de Ipira. Filho de Agricultores, Alvadir Francisco Vieira e Marli Maria Vieira, estudou até a 8ª Série na Escola Básica Marechal Câmara no Distrito de Uruguai, Município de Piratuba, onde caminhava por três quilômetros e tinha que atravessar o Rio do Peixe, inicialmente de bote, antes de reconstruírem a ponte que dava travessia, entre os dois municípios.

Por algum tempo, Ramiro trabalhou na roça, conciliando os estudos com o trabalho e nos momentos de descanso, escrevia poesias e fazia aulas de violão no centro do Município de Ipira, onde muitas vezes caminhava 13 quilômetros para não perder aula.

Cursou o 2º grau na Escola Básica Carlos Fries e após sua formação no Ensino Médio, Ramiro veio morar para o centro de Ipira, onde residiu por um tempo na casa de seu Professor de música, Antônio de Deus e Silva, conhecido como “Sapo” período em que formou uma bandinha de músicas típicas, o Musical Atração, que até hoje anima bailes e festas em toda a região.

Sua vinda para a cidade foi marcada por dificuldades, mas Ramiro lutou e venceu todos os obstáculos, fez amizades, contribuiu constantemente para o meio cultural da cidade com seus trabalhos com a música e poesias.

Hoje é residente na Rua 7 de Janeiro – S/N, Centro, Município de Ipira. É Imortal: Membro Vitalício da Academia de Letras do Brasil Presidente da ALB Municipal de Ipira, CADEIRA Nº 015, Presidente da ”APECOZ” Associação de Poetas e Escritores de Capinzal, Ouro e Zortéa e esta Cursando Licenciatura em Letras e Artes Visuais pela UNIASSELVI e Licenciatura em Música pela UNOESC. Atual Diretor de Cultura e Turismo na Prefeitura Municipal de Ipira e, além disso, é Músico, Escritor, Palestrante com trabalhos Didáticos de incentivo à Educação e Cultura de jovens estudantes em escolas Municipais e Estaduais.

Suas Obras:

Autor do livro “Sempre há um novo dia… Lançado em 2007, Co-autor dos livros Antologia Alimento da Alma Vol.III. Antologia Santa Catarina meu Amor. Antologia Brasileira Diamante (1). Antologia Alimento da Alma Vol.IV. Antologia O Poder da Palavra Escrita, Livros estes que circulam por todo o Brasil e sempre levando o nome do município de Ipira e do Estado de Santa Catarina.

No dia 26 de Agosto de 2015, lançou seu livro “Poeminho Preocupado com o Meio Ambiente” Obra de cunho didático, onde através de poesias e ilustrações leva o leitor a refletir sobre uma real preocupação com o Meio Ambiente.