Ipira completa 96 anos da maior festa autêntica Alemã- KERB 2016

Programações acontecem de 29 de Janeiro ao dia 06 de Fevereiro

A contribuição do imigrante germânico para o enriquecimento do folclore foi muito preciosa. Entre as práticas que tiveram larga repercussão na região colonial e que constitui o principal motivo de reunião e divertimento, a par da cultuação da tradição cara, destaca-se o Kerb, que tem suas origens da “kirchweihe” ou “kirchweihfest”, que na Alemanha se festejava por ocasião do aniversário da Igreja Evangélica de Confissão Luterana.

Na sexta-feira, (29) mais uma edição da maior festa típica germânica de Ipira terá início. 96 anos de muita comemoração, alegria e tradição, com diversas atrações nos seis dias de festa. A decoração das ruas, comércios, residências e órgãos públicos anunciam o clima do Kerb, que teve origem em 1920 com a fundação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil que é comemorado sempre no último domingo do mês de janeiro.

Nessa época muitas pessoas de outras cidades vêm visitar seus familiares para confraternizar o Kerb, inclusive muitos convêm chamar o evento de “carnaval alemão”, devido ao clima alegre e festivo que o evento traz.

De acordo como Secretário de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Oladimir Odi Rese, todas as entidades promotoras do Kerb, estão organizadas para mais uma festa autêntica alemã, sendo uma das maiores festas que o município organiza, pois é um momento de muita alegria e de receber seus filhos de volta para juntos comemorar 96 anos de muita festa e tradição, mantendo viva nossas raízes, com muita animação, chopp e comida típica, além de muita dança típica, “Ein Prosit”.

Na sexta-feira, no Centro de Eventos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Ipira, a partir das 19h30min, dando abertura às festividades, logo após o jantar típico acontece à escolha da Rainha e Princesas do Kerb 2016. Serão três entidades muito bem representadas, Bruna Suellen Cechin Muller será a candidata da Sociedade Aliança, Francieli Baldissera, representará o Sport Clube Nacional e Tábata Raquel Friedrich representando a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Para não ficar de fora desta grandiosa festa, confira a programação completa:

29/01 – Sexta-feira

Local: Centro de Eventos Igreja Evangélica Ipira

19h30: Culto Festivo;

20h30: Retreta (desfile musical);

21h – Jantar típico

22h30: Desfile com escolha da Rainha e Princesas do Kerb;

23h: Sangria do 1º barril de Chopp – Animação Cia Musical

30/01 – Sábado

Local: Sport Club Nacional – Campo Municipal

8h- Grenal

9h- Recepção dos Ex Atletas do 40º Encontro de Confraternização Sport Club Nacional;

Sangria do Barril de Chopp

10h- Amistoso Ex- atletas do Sport Club Nacional

13h- Almoço (venda de fichas antecipadas nos fones:

(49) 35580690- 99964281 – 99755353 – 88493842- 88138467;

16h- Amistoso Titular Sport Club Nacional.

22h- Baile de Kerb no Ginásio Municipal de Esportes com Banda do Barril e Banda Cosmo.

31/01- Domingo

Local: Praça Geraldo Clemente Dieckmann

17h- Desfile;

18h- Chopp com animação da Banda La Montanara.

01/02 – Segunda-feira

Local: Centro de Eventos da Igreja Evangélica

14h- Kerb da 3ª Idade com animação do Musical Atração;

20h- Chopp na Cascata.

02/02 – Terça-feira

Local: Sociedade Aliança

20h: Apresentações Folclóricas

Animação: Musical Atração

06/02 – Sábado

Local: Centro de Eventos da Igreja Evangélica

22h- Baile de Kerb com animação da Banda Virtual e Porto do Som;

Nesse ano o tradicional Kerb de Ipira ganha também seus mascotes. O nome dos mesmos (Hanz e Nina) foi definido em votação popular através da rádio local.

Já o visual teve como inspiração os trajes folclóricos dos grupos de dança. Os dois serão confeccionados em tamanho real e estarão interagindo com a comunidade e turistas durante os dias do evento. O slogan é um convite a toda comunidade e aos turistas para participar do Kerb de Ipira.

O convite é feito pelos mascotes: “Vem com Hanz e Nina viver nossa tradição”.