Atenção especial para as futuras Mamães de Ipira

 O projeto “Pequeno Ipirense”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social, visa prestar assistência à saúde da mamãe e do bebê de forma a atender as necessidades das mulheres durante a gestação e após o parto, mediante ações de prevenção e promoção da saúde, prezando pela atenção pré-natal e puerperal.

O encontro realizado mensalmente com as futuras mamães, oportuniza diversas atividades educativas ministradas por profissionais da Saúde, que de forma carinhosa e espontânea, repassam informações de grande importância.

Na última sexta-feira (11), mais um encontro foi especialmente preparado para receber as gestantes. O evento aconteceu no Espaço Multiuso da Academia da Saúde e contou com a participação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família enfermeira Rosane, dentista Jaqueline, além dos profissionais da vigilância sanitária Daniela e fisioterapeuta do NASF Fabiano.

No encontro as gestantes receberam informações sobre a importância do pré-natal, desenvolvimento da gestação, modificações corporais e emocionais, sintomas comuns na gravidez e orientação alimentar para as queixas mais frequentes, sinais e sintomas do parto, cuidados com o recém-nascido, com a higiene bucal das gestantes e do bebê; importância da amamentação no peito para o correto desenvolvimento dos maxilares do bebê; orientações sobre hábitos nocivos para a saúde bucal da criança, tais como o uso da chupeta e mamadeiras com líquidos adoçados; orientações sobre riscos da automedicação durante a gestação e no período da amamentação, os cuidados com o uso do álcool e tabagismo na gestação, cuidados com uso excessivo de chás, orientações para as queixas mais frequentes na gestação (náuseas, vômitos, tonturas) dentre outros.

Além de toda a atenção dispensada através dos encontros, no sétimo mês de gestação as mamães com 6 ou mais consultas de pré natal recebem o Kit Bebê e o bebê na qual a mamãe tenha realizado todo o pré- natal na Unidade Básica de Saúde, tem direito a uma consulta pediátrica que é paga pelo Fundo Municipal de Saúde de Ipira.

O encontro faz parte do Projeto Pequeno Ipirense, que visa prestar assistência à saúde da mãe e do bebê, organizada de forma a atender às reais necessidades das mulheres durante a gestação e após o parto, mediante ações de prevenção e promoção da saúde.