Ações de Combate a Gripe são desenvolvidas em Ipira

Imunização inicia no próximo dia 25

 

As causas mais comuns da gripe são dores musculares, principalmente nas costas e nas pernas, dor de cabeça, febre acima de 39, tosse seca, diarreia, vômito, calafrios, mal-estar em geral, cefaleia, dor de garganta, fadiga, rouquidão, hiperemia conjuntival e falta de ar.

Ainda, as complicações mais graves é a pneumonia e muitas vezes pode levar até a morte, principalmente pessoas que já tenham complicações crônicas. Sabendo q a prevenção sempre é a melhor solução, a Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social de Ipira tem desenvolvido todos os anos, ações de prevenção ao combate a Gripe. 

A partir do dia 25 de Abril será iniciada a campanha de vacinação da gripe e prossegue até o dia 22 de Maio. O dia D da campanha acontece no dia 30.04, com vacinação somente do público alvo, compreendendo gestantes, profissionais da saúde, puérperas, pessoas com mais de 60 anos, crianças a partir de 6 meses  e menores de 5 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas, penitenciários e a população indígena.

Tanto na Unidade Básica de Saúde da Sede como no Bairro dos Estudantes, o dia D, inicia das 7h30min as 17h, sem fechar ao meio dia.

Sabemos que a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é uma síndrome gripal que evolui com comprometimento da função respiratória, sem outra causa específica, e que na maioria dos casos leva à hospitalização. O agente causador da influenza (gripe) é do tipo A e B, embora o mais predominante seja do tipo A (H1N1) e sua incidência ocorre no outono e no inverno.

Conforme a Equipe de Saúde, a meta para esse ano é vacinar 100% do público alvo.

 “Previna-se desde já, pois sua vida é muito preciosa para comprometer sua saúde física, cuide-se, pois nós profissionais da saúde estamos engajados na prevenção da gripe, e você está?”, pontuou a Secretaria de Saúde.