Secretaria de Saúde trabalha sobre H1N1 em comunidades do interior

     A Estratégia Saúde da Família (ESF), durante o mês de Abril, mobilizou todos os Grupos de Hipertensos nas comunidades do interior para palestrar sobre a diferença entre gripe e resfriado.

    Na oportunidade, os profissionais explicaram que a gripe é aguda e sempre compromete mais o organismo, sendo transmitida pelos vírus A, B, C, embora o mais predominante em nosso meio ambiente é a do tipo A, ou seja, da influenza A (H1N1) e acomete mais no outono e inverno. Os sintomas mais comuns da gripe são tosse, dor de garganta, dores musculares, dor nas articulações, dor de cabeça, febre acima de 38°graus, mal estar em geral, fadiga e ainda acompanhado de diarreia, vômito e falta de ar, sintomas presentes no H1N1.

    Entretanto o resfriado é mais repentino e em média uma pessoa pode ficar resfriada até 8 vezes durante o ano. Os sintomas são parecidos com os da gripe só que com menor gravidade.

   Durante a palestra os participantes também foram orientados quanto à campanha de vacinação que iniciou no dia 25.04 e se estende até o dia 20.05  e a importância de vacinar-se e prevenir-se com hábitos comuns de higiene para prevenir.

   A Enfermeira Diana Potrich destacou também a importância de utilizar o álcool gel na entrada e saída das UBS de Ipira para se proteger.