DSTs são trabalhadas nas Escolas em Ipira

A Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social de Ipira juntamente com a ESF (Estratégia Saúde da Família) vêm promovendo desde o inicio do ano um projeto voltado às escolas (PSE), interagindo sempre focados na prevenção e na saúde dos alunos, pois a educação deve ser trabalhada desde cedo e nada melhor do que começarmos nas escolas para começar a prevenir nossas crianças contra possíveis doenças.

Só nesse ano já foram abordados diversos assuntos nas escolas com vários profissionais da Unidade Básica de Saúde. No mês de Maio a enfermeira Diana Potrich da (ESF 02), abordou sobre a sexualidade na Adolescência e DSTs (Doenças sexualmente transmissíveis), assuntos que são questionados pelos adolescentes e que trazem muitas dúvidas no dia a dia, pois a sexualidade inicia desde criança, mas é na fase da adolescência que se aflorada e consequentemente surge a transformação física e psicológica do organismo feminino e masculino.

“É neste momento que o adolescente se alto descobre e que nós profissionais temos que direciona-los e preveni-los, principalmente contra as DSTs, doenças venéreas que trazem complicações ao organismo e que levam às vezes até a morte. Para nós profissionais é muito prazeroso participar nas escolas, pois sabemos que educação em saúde deve ser feita nas escolas, para que mais tarde esses adolescentes não venham adoecer em nosso município”, assegurou a Enfermeira Diana.