Projeto Integrar busca parcerias para promover desenvolvimento dos Municípios integrados

O Projeto Integrar está em constante busca de parceiros para o desenvolvimento de novas ações que venham a promover o desenvolvimento econômico e social dos municípios envolvidos.

No final do ano passado buscou-se o Instituto Federal de Xanxerê para desenvolver uma proposta de parceria para melhorar a produção de alimentos ofertando produtos de qualidade, patronizados e principalmente legalizados no âmbito do Projeto Integrar.

Em janeiro nesse ano, uma equipe do Instituto realizou visitas técnicas para conhecer a realidade nos três municípios que fazem parte do Projeto Integrar, Alto Bela Vista, Ipira e Peritiba na produção de alimentos manipulados, visitando casas coloniais, agroindústrias e restaurantes.

No último dia 10 a equipe do Instituto Federal de Xanxerê retornou a visita ao Projeto Integrar para apresentar o Plano de Trabalho, que prevê capacitações teóricas e práticas. As aulas têm início previsto para o segundo semestre deste ano e contarão com fundamentação teórica, embasando os temas que serão trabalhados em aulas práticas nos laboratórios do Instituto.

A grade curricular será dividida em grupos e os participantes terão módulos obrigatórios, como conceitos de associativismo e cooperativismo e as optativas direcionadas para cada área de produção, incluindo panificação, leite e derivados, carnes e embutidos, doces e geleias. O Projeto Integrar está buscando a capacitação de seus integrantes, oferecendo produtos melhorados e diferenciados para que a comunidade e turistas tenham o Projeto como referência em um curto espaço de tempo.

Os municípios, através de suas secretarias de turismo, agricultura e EPAGRI estão buscando o público alvo que irá aderir à proposta, com os participantes ativos do Projeto e futuros empreendedores da gastronomia.

“Precisamos levantar esses dados até o final do mês de maio, para que a parceria seja efetivada com o Instituto e as aulas possam iniciar dentro do cronograma estabelecido. Atualmente o Projeto Integrar dá passos largos no que diz respeito ao desenvolvimento e os resultados vêm se tornando cada vez mais imediatos” ressaltou Oladimir Odi Rese, Presidente do Integrar.

Ainda no próximo dia 23 de Maio, nas dependências do Clube Aliança de Ipira a partir das 19h30min estarão sendo lançados oficialmente os Caminhos Turísticos dos três Municípios que compõe o Integrar, Alto Bela Vista “Encanto das Águas”, Ipira “Lanternas” e Peritiba “Palmeiras”.