Município de Ipira realiza pedágio informativo em comemoração ao Dia Nacional de Combate a Violência e Exploração Sexual Infanto Juvenil

18 de maio foi à data instituída para o combate a violência sexual infanto juvenil. Nessa mesma data no ano de 1973 a menina Araceli de 08 anos foi sequestrada, violentada e assassinada no Espírito Santo. Seu corpo foi encontrado seis dias após, carbonizado e os agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” com o propósito de relembrar e combater esses crimes absurdos.

Nesse ano em Ipira, o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente juntamente com o Conselho Tutelar realizaram pedágio informativo sobre o tema. Foram distribuídos adesivos de carros e imãs de geladeira contendo informações, como canais de denúncia sobre o fato.

O Conselho de Direitos alerta para o fato de que embora nosso município seja de pequeno porte os casos de violência sexual acontecem e devem ser combatidos por todos, Poder Público, Polícia, sociedade e famílias. O último caso de violência sexual atendido em Ipira, segundo o Conselho Tutelar foi há cerca de um ano.

As atividades envolveram as crianças e adolescentes que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, funcionários do CRAS, Conselho Tutelar, Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, Polícia Militar na pessoa do soldado Vagner Alexandre Moraes e sargento Herto Horn e no período da tarde os bombeiros mirins acompanhados do Soldado Nilton Gruber.

 Denuncie:

 Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Se você souber de algum caso de violência sexual contra crianças e adolescentes, procure o Conselho Tutelar.

Ou através dos telefones

Disque Denúncia Nacional 100

Conselho Tutelar 35580058/99119744

Polícia Militar 190

Polícia Civil 35580820