Municípios que compõe o Projeto Integrar lançam “Caminhos Turísticos”

Conheça Alto Bela Vista, Ipira e Peritiba e encante-se

Na noite de segunda-feira (23), um belíssimo cenário aguardava a todos junto ao Clube Aliança de Ipira para o lançamento oficial dos Caminhos Turísticos das cidades de Alto Bela Vista, Ipira e Peritiba que unidas formam o Projeto Integrar. Preparado com olhar atento a cada detalhe para que o evento saísse ao agrado de todos, não foi diferente. As mais de 300 pessoas que tiveram a oportunidade de participar da noite ficaram emocionadas com os Caminhos Turísticos retratados no audiovisual de 8 minutos incluindo os empreendedores, em imagens, som, narração e tudo de mais belo, histórico e festivo que existe nos três caminhos, que foi produzido pela Agência Nativa em parceria com a produtora Zero Pro e será veiculado a partir de então no site www.projetointegrar.com, nas redes sociais, será divulgado nos setores que atuam com turismo em todo sul do país, em entidades e em especial serve como roteiro aos turistas que chegam as três cidades.

O projeto teve inicio em agosto de 2013, uma vez que as três cidades possuem um material humano riquíssimo na área do canto, da dança e do instrumental. Desde então, uma comissão com um objetivo em comum se formou, trabalhando de forma conjunta a questão do Natal, evento de grande destaque nos três Municípios.  O projeto foi tomando forma e passou a ampliar seu objetivo, o de tornar o desenvolvimento socioeconômico da região, tendo no turismo uma ferramenta poderosa.

Além disso, o Projeto conta hoje com o grande apoio de importantes entidades, a exemplo da Rede Hoteleira de Piratuba, Tractebel Energia, Sicoob Crediauc, SICREDI, UNOESC, IFC Campus Xanxerê, EPAGRI e em especial com o grande apoio da Coordenadoria Regional do SEBRAE de Joaçaba, onde já foram implantadas diversas ações. Horas de consultoria e instrutorias aplicadas, diagnósticos, melhoramentos e enfim a apresentação às comunidades do que se construiu ao longo desse período.

Os caminhos levam nomes diferenciados. A Prefeita de Alto Bela Vista, Cátia Tessmann Reichert apresentou o Caminho “Encanto das Águas” que tem como força maior o encontro dos Rios que formam o Uruguai e que banham a comunidade de Volta Grande, a ponte Rodo Férrea que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul e toda a cultura histórica e cultural mantida e preservada. Já a Prefeita de Peritiba, Neusa Klein Maraschini, com o “Caminho das Palmeiras”, retratou a força da gastronomia, a tradição do sino da Igreja, a bela praça e a bela capital catarinense do Kerbfest, título recebido no ano passado e já divulgado em 2016. O Prefeito de Ipira, Emerson Reichert, anfitrião do evento deu as boas vindas e destacou o “Caminho das Lanternas” grandiosa tradição alemã que chegará a 23ª edição no mês de novembro. Além disso, uma esplendida rota rural, que compreende desde belezas naturais, gastronomia, conforto espiritual, lazer a deliciosas receitas da avó também compõe o Caminho. Os três caminhos foram representados no palco do clube com alguns elementos, incluindo palmeiras, água, folhagens, flores, lanternas, cucas e artesanato.

Ao final Sueli Bernardi, coordenadora do SEBRAE Joaçaba, falou aos presentes sobre a importância do projeto, destacou as diversas conquistas e se colocou a disposição para ampliar ainda mais as ações. Quebrando o protocolo oficial, ela fez a entrega aos três prefeitos do selo “Prefeito Empreendedor”. Com os Projetos “Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedorismo local no Município de Ipira”, Emerson recebeu o selo de prefeito empreendedor finalista na categoria Implementação e Institucionalização da Lei Geral e com o “Desenvolvimento do Turismo Rural ’Caminho das Lanternas’ para Fortalecimento das Propriedades Rurais de Ipira, foi agraciado com mais um selo de Prefeito Empreendedor na categoria Pequenos Negócios no Campo. Os Municípios de Peritiba e Alto Bela Vista também receberam um selo.  A conquista dos prêmios, segundo os administradores, é um reconhecimento pelo engajamento de toda a equipe que trabalha em prol da  melhoria contínua das cidades.

Para finalizar o evento terminou com uma referência ao projeto Integrar que tem como base a união de forças e correlação de ações, onde todos os participantes se integraram com a Polonese, dança tradicional alemã dos três Municípios, comemorando assim o sucesso do projeto até o momento.