“Outubro Rosa” acontece até o final do mês em Ipira

A saúde sempre foi considerada umas das áreas de maior importância e assim como as demais, a Administração Municipal de Ipira sempre tem trabalhado muito para oferecer o melhor.

Com base nisso, a Secretaria de Saúde e Promoção Social iniciou a Campanha Municipal de prevenção e detecção do câncer de colo uterino e mamas, “Outubro Rosa”, que estará sendo realizado de 01 a 28 de Outubro com o objetivo de alertar todas as mulheres sobre a necessidade de realizar esse exame tão importante para a prevenção do câncer de colo do útero, o Papanicolau.

O dia “D” da campanha acontece no dia 22 de Outubro, na Unidade de Saúde da Sede das 08h às 17h, sem fechar ao meio dia e serão necessários, CPF, RG e o cartão do SUS, para realizar o exame.

Nos demais dias, a Campanha será realizada da seguinte forma: na Unidade Básica da Sede de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 11h e das 13h às 16h30min, no Bairro dos Estudantes na segunda, quarta, quinta e sexta-feira no período da manhã e na Unidade de Linha Filadélfia todas as terça-feira o dia todo.

De acordo com os Profissionais da Saúde, toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente.   Após o resultado, apresentando alterações serão realizados os encaminhamentos para exames especializados e acompanhamento com enfermeira e médico da Unidade.

“Nossa expectativa é que mais de 500 mulheres realizem esse exame tão importante que é o Papanicolau (preventivo) e o exame de mamas, pois a prevenção sempre é a melhor solução, porque hoje infelizmente o câncer está matando muitas pessoas, principalmente as mulheres devido à falta de informação, mas principalmente pela não conscientização”, afirmaram as enfermeiras da Equipe, Diana e Rosane.

Conforme dados fornecidos pela Equipe responsável, desde o início da Campanha até a presente data, mais de 100 mulheres já procuraram as Unidades Básicas de Saúde para prevenir-se.

“Mulher que se ama, se cuida”!