23ª Noite das Lanternas abre programação de Natal em Ipira

Público expressivo acompanhou o evento

Com o objetivo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca, de deixar nascer àquela criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações, de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz e nunca por aquilo que possui que a Administração Municipal de Ipira vem promovendo a cada ano a Noite das Lanternas. Evento que abre as programações natalinas no Município.

Momento mágico e cheio de significado para as nossas vidas. Assim foi a 23ª Noite das Lanternas em Ipira. Um evento que agradou todas as idades e deixou maravilhado quem por Ipira passou no sábado, 26 de novembro.

As programações fazem parte do Caminho Estrelado, do Integrar, onde são parceiros também os Municípios de Alto Bela Vista e Peritiba. A cidade ficou deslumbrante, decorada nos mínimos detalhes, contou com muitas luzes, lanternas, anjos e outros arranjos de Natal.

A partir das 21h30min, concentração de um público expressivo pela Rua 15 de Agosto para recepcionar os carros alegóricos, bandas, alunos e dançarinos no tradicional desfile das lanternas.

O auge do evento foi marcado com o belíssimo show pirotécnico onde os fogos deixaram o céu totalmente colorido e iluminado e para finalizar, o ascendimento de uma esplendida cascata de luzes sobre a Prefeitura encantou a todos.

Dando sequência à noite, a Banda Curingas já estava preparada para receber os participantes e fazer a festa na Praça Geraldo Clemente Dieckmann.

O Prefeito Emerson elogiou a participação da população, que acompanhou em grande estilo mais uma Noite das Lanternas. “Uma festa grandiosa que condiz com o nosso Município. Ipira merece eventos desse porte e a Administração Municipal deseja compartilhar isso com a nossa população, que por sua vez é sempre participativa e contribui para que os eventos sejam a cada ano um sucesso ainda maior,” elogiou o Prefeito.

Ainda fazendo parte das programações natalinas, no dia 04 de Dezembro acontece o Natal em Filadélfia. A partir das 19h, feira do artesanato e gastronomia, apresentações culturais e show Especial.

O encerramento das programações natalinas em Ipira acontece no dia 09 de Dezembro no Campo Municipal Adão Willibaldo Stein com a apresentação do Caminho Estrelado a partir das 21h.

Breve Relato de como o evento surgiu

O evento foi realizado pela primeira vez no ano de 1993, por iniciativa do Hunsrücker Volkstanzgruppe – Aus Ipira. Uma tradição germânica que veio de uma lenda, onde contava a história de uma família muito religiosa tinha um filho único e queria torná-lo padre. O garoto era contrário à ideia. Por isso ele fugiu de casa e acabou se perdendo na mata. Preocupados, familiares e vizinhos se reuniram e foram com suas lanternas à procura do rapaz, sendo encontrado horas depois. Com o passar dos anos a prática se repetiu no mesmo período, o que acabou por se tornar tradição.