Integrar apresenta resultados obtidos no ano de 2016

Na noite de quarta-feira, 7, nas dependências do Clube Aliança de Ipira aconteceu o encerramento  das atividades do Integrar de 2016, que visa o desenvolvimento socioeconômico dos Municípios de Alto Bela Vista, Ipira e Peritiba com o apoio da coordenadoria regional do Sebrae Meio Oeste.

Durante o evento apresentação física de materiais desenvolvidos ao longo do ano pelas equipes de artesanato, materiais de marketing, audiovisual sobre os roteiros turísticos dos municípios, além de depoimentos emocionados tanto de gestores como de empreendedores.

O Integrar iniciou suas atividades no de 2014 com ações culturais entre os municípios vizinhos, o fortalecimento veio com a parceria do SEBRAE por meio de consultorias, capacitações e missões técnicas, despertando assim os empreendedores para oportunidades de mercado.  Além disso, contaram ainda com o apoio de parcerias como Instituições Financeiras, Educacionais, Rede Hoteleira, técnicos, profissionais e colaboradores que não mediram esforços para que os resultados fossem alcançados.

Quatro jovens de Ipira deixaram os presentes impressionados com a apresentação dos Caminhos Turísticos Integrados dos Municípios. Durante o ano de 2016, os mesmos receberam formação sobre a importância do turismo, empreendimentos locais, história, atendimento ao público e foi aí que se destacaram como Guias Mirins. Receberam crachás e estão aptos a partir de então a exercer a função.

Sueli Bernardi, coordenadora regional do SEBRAE Meio Oeste, falou sobre a satisfação de verificar os resultados obtidos, a união do grupo como um todo e reforçou que o Integrar já é um sucesso e que deixou há muito tempo de ser um projeto para se transformar em uma realidade positiva. Sueli desejou um feliz natal e um próspero ano novo a todos e disse que o SEBRAE é parceiro para novas e importantes ações.

Oladimir Odi Rese, Presidente do Integrar, apresentou os trabalhos do ano, falou em nome do grupo e disse emocionado da satisfação de observar os resultados alcançados. Agradeceu o apoio das administrações e em especial do SEBRAE. Outras instituições e parceiros foram lembrados por ele assim como todos os empreendedores.

Marlene Klein, Diretora de Cultura de Peritiba, enfatizou a importância dos Empreendedores. “Sem eles poderíamos até querer o Integrar, mas ele não existiria”, afirmou ela.

O prefeito de Ipira Emerson Ari Reichert falou em nome das Prefeitas de Alto Bela Vista e Peritiba, agradecendo o empenho de todos, enfatizando os resultados e garantindo assim a continuidade da parceria.