Município de Ipira trabalha na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis

A Secretaria de Saúde e Promoção Social de Ipira juntamente com a Equipe de Estratégia Saúde da Família, vêm trabalhando constantemente na prevenção e agravos de doenças. Durante o ano de 2016 foram realizadas várias mobilizações para toda a população Ipirense.

Agora, no mês de Dezembro a Equipe da ESF 01 coordenada pela Enfermeira Diana Potrich trabalhou com os grupos de Hipertensos das comunidades do Interior sobre a AIDS, sendo que no dia 1 de Dezembro comemora-se o dia de prevenção contra o AIDS (SINDROME DA IMUNODEFICIECIA ADQUIRIDA). Doença que não tem cura, mas que pode levar á morte se não tratada corretamente por profissionais que sejam conhecedores da moléstia.

Essa patologia vem sendo destaque no estado de Santa Catarina, pois é o segundo estado que mais tem portadores de AIDS. Vale ainda lembrar que a AIDS é transmitida através do contado sexual e o sangue de pessoas contaminadas.

“Hoje nosso público alvo está sendo não somente os jovens, mas também os idosos, por não se protegerem contra a doença. A maneira mais simples de não pegar esse vírus é o uso de preservativo que são distribuídos gratuitamente nas Unidades de Saúde. Também nas UBS são oferecidos os testes rápidos que através de uma picada de sangue, em 15 minutos sabe-se o resultado do exame com 100% de comprovação, pois você pode ter o HIV e não saber. Além do risco de adoecer, você pode transmitir o vírus para alguém. Acabe com a dúvida e faça o teste”, afirmou a Enfermeira.