Turismo é uma construção constante

Ao iniciarmos os trabalhos do Projeto Integrar – que busca o desenvolvimento sócio econômico de pequenas cidades com ações em diferentes áreas – sabíamos que teríamos muitos desafios, mas isso não foi motivo para desanimarmos. Projeto com desafios imediatos, médios e de longo prazo são trabalhos incansáveis que preveem uma mudança cultural, dificuldades financeiras, uma construção no dia a dia para que todos entendam o objetivo maior e o ineditismo da ação. Sem dúvida, para que tudo caminhasse corretamente, foi preciso ocorrer à união dos municípios envolvidos, dos coordenadores à comunidade e todos aqueles que gostam, admiram e buscam um futuro mais promissor para Alto Bela Vista, Peritiba e Ipira – e a partir de 2017, também de Piratuba.

Organizados por etapas, seguimos juntos na construção do processo do turismo rural dos três municípios, sendo a segunda etapa a definição dos destinos turísticos (pontos comerciais, culturais ou naturais) e a terceira etapa a criação dos caminhos, que assim ficou constituído: Alto Bela Vista; Caminho Encantado das Águas, Ipira; Caminho das Lanternas e Peritiba; Caminho das Palmeiras. Para chegarmos à esta conclusão foi realizado um estudo para análise de cada caminho, seus potenciais e relatos históricos para então, definição dos seus nomes.

Trabalhamos com dedicação para que todos tivessem oportunidade de acompanhar o desenvolvimento  deste projeto que iniciou em 2013 e que teve muitas ações realizadas com importantes parcerias, das quais destacamos; Administrações públicas dos três municípios, Sebrae, Agência Nativa, Cooperativas Sicoob Crediauc e Sicredi, Associação dos Hotéis de Piratuba, Consórcio Machadinho, CDL, comércio local e Unoesc. Essas parcerias só foram possíveis pela integridade e confiabilidade do Integrar diante destes importantes órgãos. Já no início de 2017 a adesão de Piratuba veio para fortalecer ainda mais o Integrar, mostrando assim que a união será realmente o grande diferencial deste projeto. O Integrar é feito por pessoas que pensam no coletivo e desejam desenvolver a região em prol de que todos ganhem que os municípios se desenvolvam de igual para igual e que têm como filosofia que “O NÓS É MAIS IMPORTANTE QUE O EU”.

Muitas etapas foram desenvolvidas e quem acompanhou os processos percebeu a diferença. Queremos neste momento agradecer a imprensa que sempre esteve presente em nossos eventos, acompanhou e divulgou tanto os trabalhos quanto os resultados já alcançados. Dentre estas diversas ações, esteve a preparação e conscientização da população local para o bem receber aos turistas.  Nossa maior ação para 2017 refere-se ao projeto de Sinalização dos caminhos e dos pontos específicos, trabalho este que iniciou em 2016 com elaboração, criação e estudo de correta localização das placas. Esta ação é parte integrante do cronograma de trabalho a ser desenvolvido pelo SEBRAE. Tivemos em fevereiro do corrente ano a visita técnica do SC RURAL através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte – SOL – que tem como uma de suas principais ações para 2017 a sinalização dos caminhos Rurais da AMAUC, dos quais os municípios do Integrar estarão sendo contemplados.

O Integrar é uma verdadeira construção de parcerias  e este foi o maior motivo das vitórias ao se percorrer este caminho. E, parcerias apenas geram bons resultados quando são fundamentadas em credibilidade, confiabilidade e trabalho integrado. Ipira já recebe turistas diariamente através de duas empresas receptivas de Piratuba que acreditaram na união e integração dos municípios. Aproveitamos para agradecer à Agência Therma Sul e à Ademir Fries Turismo, que na prática, mostraram que juntos podemos ser mais fortes.

Oladimir Odi Rese – Presidente Integrar