Artesanato também tem ganhado destaque em Ipira

Além do Turismo, Município busca diversas alternativas

 

A Secretaria de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio de Ipira tem dado continuidade aos trabalhos em parceria com o SEBRAE, buscando atender o tema proposto há algum tempo, “Ipira rumo ao futuro”. Até o momento vários trabalhos já foram desenvolvidos para que o Turismo se fortaleça no Integrar, um deles que vem sendo trabalhando há dois anos é o Artesanato, que resultou em dois grupos em Ipira. Um na comunidade de Linha Filadélfia, onde foi criado um evento intitulado “Natal em Filadélfia”, que tem se tornado um grande sucesso e nesse ano no dia 03 dezembro vai para 3ª edição.

Participam do grupo de Artesanato, mulheres da comunidade que buscam uma alternativa de incrementar sua renda, ocupação de tempo e bem estar com a integração com as demais artesãs.

Outro grupo que vem se fortalecendo dia após dia e merece destaque, está localizado na sede do Município com excelentes resultados, onde surgiu através de um grupo de artesãs que acreditaram em uma ideia e abriram um ponto comercial chamado “Atelier das Arteiras”. Este trabalho com as Artesãs auxilia na Osterfest, a Feira de Artesanato da Pascoa que vem crescendo muito a cada ano e melhorando a qualidade dos produtos que são ofertados.

Para 2017, além dos resultados já obtidos, ainda existem algumas metas a serem alcançadas como ícone, design de nosso artesanato, será executado mais de 100 horas de capacitação, consultoria e viagens técnicas.

O projeto de Artesanato tem o objetivo estimular o empreendedorismo através da produção de peças artesanais com características locais. Para isso os encontros acontecem duas vezes por mês com oficinas, workshops de integração, criatividade e inovação.