Programa Hidroginástica melhora a qualidade de vida em Ipira

O envelhecimento é um dos maiores desafios das últimas décadas para a saúde pública. Embora a velhice não seja sinônima de doença, com a idade, aumentam os riscos de comprometimento funcional, perda da qualidade de vida e, não raro, a dependência de outros para a execução das tarefas diárias. No idoso, a coordenação, o equilíbrio e os reflexos motores diminuem com o avançar da idade. Além disso, o uso de diversas medicações têm se tornado cada dia mais frequente na vida das pessoas.

Para proporcionar uma melhor qualidade de vida a esta faixa etária, a Secretaria da Saúde e Promoção Social de Ipira implantou há alguns anos o Programa “Viva a Vida”, Hidroginástica na Melhor Idade.

Uma vez por semana, sempre na terça-feira, um grupo de aproximadamente 30 pessoas, formado por homens e mulheres acima de 60 anos se reúnem para a prática de hidroginástica com acompanhamento do educador físico, Gilson Luiz da Silva na estância hidromineral de Piratuba, com intuito de verificar os benefícios da água termal na qualidade de vida dos idosos do município.

Conforme avaliação pode-se perceber que a uma crescente autoconfiança e melhora da autoestima, maior socialização e evolução no condicionamento cardíaco, respiratório e no sistema circulatório através do exercício físico dentro da água.         

Todas as terças-feiras pela manhã, os participantes da hidroginástica contam com transporte gratuito até as piscinas.

Esse é um dos Programas que a Secretaria de Saúde e Promoção Social de Ipira destina aos moradores do Município, que tenham interesse em participar, dispostos a realizar uma atividade física, conquistando uma vida mais saudável e feliz.