Ipira investe mais de R$ 400 mil na aquisição de Medicamentos

Farmácia Básica disponibiliza hoje 291 itens gratuitamente á população

Primando pelo bem estar e conforto de toda população, a Administração de Ipira, através da Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social tem a constante preocupação mais do que fornecer gratuitamente, também de orientar e facilitar o uso racional de medicamentos e a armazenagem correta.

A Assistência Farmacêutica de Ipira disponibiliza hoje 291 itens de medicamentos, adquiridos através de Processo Licitatório, na modalidade de Pregão Eletrônico, de forma estimativa. Para o ano de 2017, foi estimado o valor de R$ 448 mil reais para aquisição dos itens, tendo como prévia inicial o valor de R$ 538.656,00, gerando uma grande economia ao Município, mais de 90 mil reais.

Além disso, para evitar que os medicamentos sejam ingeridos de forma incorreta e em horários trocados, a Secretaria disponibiliza também aos portadores de doenças crônicas, um estojo porta-medicamento, composto por três repartições com cores diferentes para auxiliar os usuários quanto aos horários de ingestão de cada medicamento. A cor amarela é para remédios ingeridos pela manhã, azul, na parte da tarde e a preto, à noite.

Além dos medicamentos disponibilizados pela Unidade Básica de Saúde, através da Farmacêutica, Janaina Spanholi, ainda são encaminhados alguns processos ao Estado onde 130 pacientes são beneficiados hoje, fazendo parte do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica que é um programa do Ministério da Saúde para aquisição de medicamentos com alto custo.

Para o Secretário Municipal de Saúde e Promoção Social, Marcelo Minks são economias como essas que fazem a diferença. “São grandes os investimentos que vem sendo feitos na área da Saúde, primamos pela economicidade, mas mais do que isso, pelo bem estar e qualidade de vida da nossa população, oferecendo sempre o melhor, atendendo e melhorando a cada dia a vida de nossos Munícipes”, finalizou o Secretário.