Pacientes hipertensos de Ipira recebem acompanhamento Médico da ESF

Primando pelo bem estar e melhoria na qualidade de vida da população Ipirense, a Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social, através da equipe de Estratégia Saúde da Família, vem fazendo o acompanhamento dos pacientes hipertensos das comunidades do interior. O médico Dr. Henrique Holms e a enfermeira Diana Potrich fazem a consulta de acompanhamento dos pacientes para controle da hipertensão, entrega de receitas para Farmácia Popular e ajustes da medicação para pacientes descompensados.

O objetivo da Estratégia Saúde da Família é qualificar o atendimento ao paciente hipertenso e minimizar os possíveis problemas que a Hipertensão pode causar com o decorrer do tempo, pois hoje infelizmente temos um grande índice de pessoas portadores da Hipertensão  Arterial, popularmente conhecida como Pressão Alta, essa patologia é c uma  doença crônica determinada por elevados níveis pressóricos nas artérias, o que faz com que o coração exerça maior esforço do que o necessário para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. Com o decorrer do tempo quando descompensada pode levar a pessoa a ter Acidente vascular Cerebral AVC ou Infarto do miocárdio- IAM e a paralização dos rins.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde e Promoção Social Marcelo Minks, o objetivo dessa ação é esclarecer dúvidas quanto aos riscos e benefícios do tratamento, orientações sobre mudanças nos hábitos diários e como unir as medidas farmacológicas e não farmacológicas, tendo grande potencial de aumentar a adesão do paciente hipertenso ao tratamento, favorecendo assim uma melhor qualidade de vida à população.