Profissionais da Saúde trabalham no dia D combate a influenza em Ipira

A Secretaria de Saúde e Promoção Social desenvolve todos os anos ações de prevenção ao combate à influenza, conhecida como gripe. No último sábado, (13.05), aconteceu o dia D da campanha de vacinação contra a gripe. Profissionais da Saúde estiveram durante o dia todo trabalhando na Unidade Básica de Saúde da sede para atender ao público alvo que compreende gestantes, profissionais da saúde, puérperas, pessoas com mais de 60 anos, crianças a partir de seis meses e menor de cinco anos, pessoas portadoras de doenças crônicas e professores.

A meta nesse ano é atingir 90% do público alvo, pois segundo o Ministério da Saúde, nesse ano de 2017 Ipira tem um índice de 1.450 pessoas para serem vacinadas e até o momento já foram vacinados 81% até o dia D. A campanha segue até o dia 26 de maio.

Quem ainda não se vacinou, deve levar a carteira de Saúde e o cartão SUS para se prevenir contra a gripe, pois sabemos que ela faz com que muitas pessoas adoeçam, levando a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que é uma síndrome gripal com comprometimento da função respiratória, sem outra causa específica, e que na maioria dos casos leva à hospitalização.

O agente causador da influenza A (gripe) é do tipo A e B e C, a cepa é composta pelos vírus H1N1, H2N3 e a influenza B, sua incidência ocorre no outono e inverno e as causas mais comum da gripe são: dores musculares, principalmente nas costas e nas pernas, dor de cabeça, febre acima de 39º, tosse seca, diarréia, vômito, calafrios, mal-estar geral, cefaleia, dor de garganta, fadiga, rouquidão, entre outros. As complicações mais graves são pneumonias que muitas vezes podem levar a morte, principalmente pessoas que já tem complicações crônicas e que fazem parte deste público alvo.

 “Previna-se desde já, pois sua vida é muito preciosa para comprometer sua saúde física. Cuide-se, pois nós profissionais da Saúde estamos engajados na prevenção da gripe e você está?” Foram palavras proferidas pela Enfermeira Diana Potrich, Responsável Técnica pela sala de Vacina.