Município de Ipira trabalha no Movimento de Combate ao Tabagismo

Em comemoração a 31 de maio, Dia Mundial de Combate ao Fumo, a Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social através de alguns profissionais, realizou em Ipira o primeiro encontro do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, que tem por objetivo ajudar os participantes a parar de fumar fornecendo-lhes o tratamento e apoio dos profissionais da saúde para motivá-los através de seus próprios esforços a vencer a dependência. A iniciativa visa prevenir a iniciação do consumo de derivados do tabaco entre crianças e adolescentes e promover melhor qualidade de vida entre os que já se tornaram dependentes.

O Programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer junto a Secretaria Regional de Saúde, a qual fornece os medicamentos e insumos necessários para auxiliar no tratamento de combate ao fumo. O grupo é formado por 12 tabagistas, conforme orientação do programa, que serão reunidos em 4 sessões mensais com posterior acompanhamento na unidade de saúde, sendo estimada a periodicidade de novos grupos a cada 90 dias, acompanhados pelos profissionais de nutrição, odontologia, psicologia, farmácia, enfermagem e medicina.

A Organização Mundial de Saúde estima que em 2020 já se tenham 10 milhões de mortes por ano causadas pelo tabagismo, que dentre tantos males desencadeia uma vida de autodestruição. O tabaco se torna uma ameaça ao desenvolvimento da humanidade se não houver atenção da saúde em relação a esse mal, e nesse intuito o Programa Nacional de Controle do Tabagismo fornece apoio à cessação pelos fumantes e protege a população dos riscos do tabagismo passivo.