Ações de Prevenção são trabalhadas nas Escolas de Ipira

Dando continuidade ao programa Saúde na Escola, durante esse mês de junho as cirurgiãs-dentistas das ESF do município de Ipira, estiveram desenvolvendo ações de promoção e prevenção de saúde através de palestras, atividades de evidenciação de placa bacteriana, escovação dental e aplicação de flúor. Foram contemplados alunos das escolas municipais e da escola estadual, sendo que foram escolhidas as turmas de alunos com idade de risco às doenças bucais.

As palestras educativas visam orientar os alunos sobre a importância dos cuidados com a higienização bucal, orientações sobre a escovação dentária e do uso de fio dental, complicações e doenças decorrentes da má-higiene bucal e da importância das consultas periódicas ao dentista.

Como atividade complementar foi realizada a evidenciação de placa bacteriana, essa placa é uma camada pegajosa que se forma constantemente sobre os dentes (composta por restos de alimentos e bactérias), sendo que quase 100% dos pacientes não conseguem saber se estão removendo completamente tudo que é necessário na limpeza diária ou se precisam melhorar a limpeza para poder remover com eficiência as bactérias causadoras de problemas como a cárie, a gengivite ou diversos outros problemas bucais. 

“O procedimento de evidenciação é feito com um corante que possibilita “pintar” a placa bacteriana, com intenção de mostrar aos alunos se o dente está sendo bem limpo ou não”, afirma a Dentista Natalia Benjamini Radel.