Secretaria de Saúde de Ipira trabalha com foco na prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social tem trabalhado principalmente com foco na prevenção. Pensando nisso, foi realizado no dia 11.07, a 1ª etapa de vacinação em meninos e meninas de 12 e 13 anos contra o meningo C que é a utilizada para prevenir as doenças provocadas pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C, esta bactéria pode ser a causa de infecções graves, às vezes, até fatais, como a meningite e a sepse. A 2ª etapa acontecerá após o recesso escolar, no início de agosto com data a ser definida ainda.

Nessa primeira fase, 38 adolescentes já foram imunizados e a estimativa da Secretaria é de que para a próxima etapa, mais 40 doses sejam aplicadas. A Secretaria ressalta ainda que jovens com 12 e 13 anos incompletos podem passar junto a Unidade Básica de Saúde e receber a vacina.

“Está disponível também junto ao Setor de imunização, doses contra o HPV, para meninas a partir de 09 até 14 e meninos de 12 a 13 anos, sendo que o esquema contemplará 02 doses, com intervalo de 6 meses. Já a vacina do meningo C, cabe apenas aplicar uma dose como reforço”, explica Roseli Maria Trombetta, Responsável pela Sala de Vacinas.