Artesãos de Ipira visitam Artesanatos referência na região Meio Oeste

Dando sequência as atividades que estão sendo desenvolvidas em prol do Turismo em Ipira, foi organizada uma visita técnica para conhecer a experiência de Artesanatos na região Meio Oeste. A visita aconteceu no dia 16 de outubro e participaram da viagem de trabalho, 40 pessoas, dentre elas, artesãos, professoras de artesanato e lideranças.

Na cidade de Lacerdópolis conheceram o núcleo de produção do Artesanato Tranças da Terra onde foram recebidos pelas artesãs e Secretária de Educação e Cultura Ticiane Dalpissol e também as consultoras Neusa Oliveira e Traute Limberger do SEBRAE. Em seguida foram para o Centro Administrativo/Loja Tranças da Terra em Joaçaba onde artesãs fizeram a recepção.

            Ainda em Joaçaba, visitaram o Atelier da Rosvita Zagonel, que além de empreendedora individual, lidera a equipe do Artesanato em palha de milho e bordado Joaçaba. Em Videira a visita foi no Museu do Vinho, encerrando com o Artesanato Videira das Artes. O grupo conheceu a experiência das artesãs de Videira que transformaram suas manualidades em peças temáticas, com características da cidade, para atender um público mais especifico que é o Turista.  

Em Videira o grupo foi recebido por uma comissão do Artesanato Videira das Artes, pelo Secretário de Turismo e Cultura de Videira – Clemir Schmidt, Diretora de Cultura – Eliana e Coordenador de Artes Visuais – José Renath.

Para a Presidente da Associação, Neusa Priamo, receber o grupo de Ipira foi uma satisfação, pois um dia também fomos conhecer experiências e hoje estamos ai aplicando o que aprendemos, criando novos projetos dentro da associação como o Natuarte coordenado pela artesã Nair Mai.

Para consultora do SEBRAE, Neusa Oliveira, os artesanatos visitados são referência na região por passarem por processos de capacitação, transformação de produto, inovações, e principalmente por prezar a qualidade dos produtos desenvolvido.

conforme relata o SEBRAE, o objetivo dessa viagem de trabalho foi despertar nas artesãs de Ipira o empreendedorismo e a inovação para o artesanato turístico. Nos próximos dias a comissão organizadora dessa ação, a Secretaria de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio juntamente com as Consultoras do SEBRAE estarão planejando ações para o desenvolvimento do setor de Artesanato e assim apoiando as artesãs que tiverem interesse na atividade.