Testes rápidos de Hepatite B e C são realizados em Ipira

Equipe de Saúde atendeu mais de 90 pessoas

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de Julho, a Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social de Ipira, com o constante objetivo de trabalhar principalmente com a prevenção para evitar que a população adoeça, realizou mais de 90 testes rápidos de Hepatites B e C. A equipe do ESF 01 e ESF2, juntamente com Agentes Comunitárias de Saúde estiveram durante todo o dia engajadas na mobilização.

Como é de costume, demonstrando sempre grande preocupação com a população Ipirense, o Secretário Municipal de Saúde e Promoção Social, Marcelo Minks tem acompanhado constantemente todas as atividades realizadas pela Secretaria e também esteve presente nesse dia

“O trabalho de prevenção realizado pela equipe é de suma importância, não só na identificação de agravos como na prevenção e controle de doenças para que no futuro nossa população tenha uma qualidade de vida ainda melhor”, pontuou Marcelo Minks.

“Nossa meta é prevenir a população, pois sabemos que tanto a hepatite B como a C são doenças silenciosas e quando identificadas muitas vezes o indivíduo já está com insuficiência hepática, cirrose ou até mesmo com câncer de fígado”, relata a equipe de Saúde.

Saiba mais sobre a Prevenção

Existem várias medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais, como por exemplo, usar preservativo em todas as relações sexuais, exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings, não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure,
não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas,
não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pitadas, como o crack.

A vacinação também é de extrema importância e deve ser recomendada para jovens até 29 anos, para as populações vulneráveis* (em especial, profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens e usuários de drogas) e para profissionais de saúde. É um direito e é a melhor forma de evitar a hepatite B. Essa vacina faz parte do calendário de vacinação da criança e do adolescente e está disponível em todas as  salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS). A oferta dessa vacina estende-se, também, a outros grupos em situações de maior vulnerabilidade, independentemente da faixa etária.

Existe ainda um cuidado especial com a população mais vulnerável, como por exemplo, gestantes, após o primeiro trimestre de gestação, pessoas com doenças sexualmente transmissíveis (DST), bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários, carcereiros de delegacia e de penitenciárias, coletadores de lixo hospitalar e domiciliar, comunicantes sexuais de portadores de hepatite B, doadores de sangue, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, pessoas reclusas (presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores, forças armadas, entre outras), manicures, pedicures e podólogos; populações de assentamentos e acampamentos, populações indígenas, potenciais receptores de múltiplas transfusões de sangue ou poli transfundidos, profissionais do sexo/prostitutas, usuários de drogas injetáveis, inaláveis e pitadas e caminhoneiros.