Carreta de Prevenção de Câncer de Barretos/SP atende 130 pessoas em Ipira

População abraçou a causa e compareceu para realização dos exames

Sabendo da importância de prevenir e diagnosticar a tempo o câncer, que a Administração através da Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social do Município de Ipira mobilizou a população e atingiu público recorde com 130 pessoas atendidas no sábado (29), através da unidade móvel (carreta) de atendimento e diagnóstico do Hospital do Câncer de Barretos/SP, com a realização de exames de próstata, colo uterino e exames de pele. O material colhido para os exames de próstata e preventivo Papa Nicolau foi encaminhado para o laboratório do Hospital do Câncer de Barretos e o diagnóstico deverá estar pronto em 40 dias. Dos 40 pacientes que realizaram o exame de pele, três tiveram a lesão retirada no laboratório da carreta no mesmo dia.

Saiba como a Unidade Móvel de Barretos foi disponibilizada para o Município de Ipira

A Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social participou em Dezembro de 2013 de um evento onde foi apresentado aos Municípios o trabalho desenvolvido pela Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Barretos/SP. O Município que tivesse interesse em trazer os serviços da Carreta de Prevenção para sua cidade deveria disponibilizar durante uma semana um profissional Enfermeiro para que realizasse capacitação e conhecesse os trabalhos que seriam realizados no Município.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social, através da Secretária Isabel Cristina Hilgert Koch e sua equipe de profissionais, realizaram a capacitação em São Paulo e mantiveram diversos contatos até que disponibilizaram a presença dos profissionais desta Entidade Hospitalar em nosso município para que pudéssemos oferecer este serviço tão importante para nossa população.

Além disso, a Administração Municipal de Ipira através da Secretaria de Saúde com o pensamento voltado em sempre atender melhor sua população quer agradecer a todos que colaboraram com jantar beneficente em prol do Hospital de Combate ao Câncer de Barretos/SP realizado no dia 21 de março que arrecadou R$ 4.160,00, os quais foram depositados direto na conta do Hospital, para que sejam investidos no tratamento de pessoas que infelizmente convivem com essa terrível doença. Logo após a realização de cada exame, a Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social disponibilizou aos pacientes um lanche.

“Quero parabenizar a toda equipe de Saúde pelo excelente trabalho e ao Prefeito Emerson que não mediu esforços quanto à vinda da carreta ao nosso município. Dizer que a Secretaria juntamente com a Administração Municipal está sempre buscando o melhor para nossa população, pois temos a missão de promover e proteger a saúde de nossa população Ipirense” enfatiza a Secretária Isabel.

De acordo com o Prefeito Emerson Ari Reichert, são ações como essas que podem fazer a diferença na vida das pessoas e de muitas famílias, pois a prevenção é o melhor tratamento. “Oferecer, através da Unidade Móvel de Prevenção do Câncer de Barretos/SP, esse tratamento preventivo, é estar trabalhando para o bem dos Ipirenses. Parabenizo toda a equipe de Saúde do Município e especialmente a Secretária Isabel que coordenou o jantar beneficente e também a mobilização dos Ipirenses a participarem dessa ação tão importante”, destacou o Prefeito Emerson.