Ações de conscientização sobre a importância do autoexame marcam o Outubro Rosa em Ipira

Tendo consciência de que o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e que prevenir é uma das melhores formas de lutar, a Administração de Ipira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social adere à campanha Outubro Rosa com tema “Diga SIM a Vida”. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo uterino.

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Ipira estará mobilizando as mulheres Ipirenses para a Campanha Outubro Rosa, com exames citopatológicos (preventivo do colo do útero) e o exame clínico das mamas.

É imprescindível salientar que toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos ou mais, ou que tenha interesse em fazer o exame, que deve ser feito anualmente.

Conforme relatos de profissionais da saúde, esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas, podendo ser feitos em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero.

“É importante frisar que para melhor atender toda a nossa população, a estratégia para nossa Campanha será livre demanda e por ordem de chegada. Na UBS da sede os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira o dia todo. No Bairro dos Estudantes, o atendimento será nas segundas, quintas e sextas-feira somente pela manhã e em Linha Filadélfia o atendimento será nas terças-feira o dia todo”, salienta o Secretário Municipal de Saúde e Promoção Social, Marcelo Minks.

O dia D da Campanha acontece no sábado (21) somente na UBS da sede e sem fechar ao meio-dia.

Marca bem importante do Outubro Rosa em Ipira é a decoração das UBS, que para enfatizar realmente a importância das mulheres estarem realizando o exame é que todas estão decoradas com a cor a campanha, rosa.